Link patrocinado: Camisetas geek
Um personagem icônico de Los Santos
Lance “Ryder” Wilson é um dos personagens mais marcantes de Grand Theft Auto: San Andreas, lançado em 2004 pela Rockstar Games. Membro da Grove Street Families e amigo de infância de Carl “CJ” Johnson, Ryder é lembrado por seu estilo irreverente, frases sarcásticas e por participar de algumas das missões mais emblemáticas da campanha.
Apesar de ser inicialmente aliado, Ryder também representa a dualidade presente na trama do jogo, já que sua trajetória vai além da lealdade ao bairro.
Aparência e personalidade
Ryder é facilmente reconhecido pelo boné, óculos escuros e cigarro sempre na boca. Sua personalidade é agressiva, desconfiada e cheia de comentários ácidos — muitas vezes criticando CJ por sua ausência em Los Santos. Inspirado visualmente no rapper Eazy-E, Ryder reforça a ambientação hip hop da década de 1990 que permeia todo o jogo.
Missões memoráveis com Ryder
-
Drive-Thru
Uma das mais lembradas pelos fãs, em que CJ, Ryder, Sweet e Big Smoke vão comer no Cluckin’ Bell. Ryder faz piada com os pedidos exagerados de Smoke, cena que virou meme até hoje. -
Home Invasion
Missão em que Ryder convence CJ a invadir a casa de um ex-militar para roubar armas. É um dos primeiros contatos do jogador com mecânicas de furtividade em San Andreas. -
Catalyst
Ryder leva CJ a um assalto a um trem carregado de armamento, enfrentando membros da gangue Vagos. A missão reforça seu lado mais ousado e violento. -
Robbing Uncle Sam
Outra missão icônica, em que os dois roubam armas de um depósito militar. Aqui fica evidente o caráter problemático de Ryder, sempre buscando poder através de meios arriscados.
A reviravolta: traição e queda
Apesar de ser introduzido como amigo leal, Ryder acaba se revelando um traidor da Grove Street Families, ao lado de Big Smoke. Ambos se unem aos Ballas e a oficiais corruptos da C.R.A.S.H., ganhando poder em Los Santos às custas da lealdade.
Seu destino acontece em San Fierro, quando CJ participa de uma missão a mando de Cesar e Wu Zi Mu. Ryder é emboscado e morto em um ataque contra seu barco, encerrando sua participação na história.
Legado em GTA San Andreas
Mesmo sendo antagonista em boa parte da trama, Ryder é lembrado como um dos personagens mais carismáticos do jogo. Suas falas sarcásticas, sua ligação com a cultura de rua dos anos 90 e as missões memoráveis fazem dele uma peça essencial no sucesso de GTA San Andreas.
Mais de 20 anos após o lançamento, Ryder continua presente na memória dos fãs como um dos personagens mais marcantes da franquia.