Link patrocinado: psilocybe cubensis
Em uma pergunta feita por um usuário no site de perguntas e respostas Quora sobre como acelerar o processo de memorização, a empreendedora do Vale do Silício, Nela Canovic, uma entusiasta de produtividade e blogueira, ofereceu três principais dicas:
- 1.Use um cronômetro Ela enfatiza que é desafiador manter o foco em qualquer assunto quando você está ciente de que vai passar horas estudando. Para melhorar suas sessões de estudo, ela sugere a utilização de um cronômetro e a definição de prazos curtos. A razão por trás disso é que, segundo ela, o cérebro funciona de maneira mais eficaz e concentrada em intervalos curtos de tempo.
Para a primeira leitura de um texto, Nela recomenda dedicar de meia a uma hora para uma concentração total. Uma técnica útil nesse contexto é a técnica Pomodoro, que envolve 25 minutos de foco seguidos por 5 minutos de pausa.
Quando você está estudando para um exame, a autora sugere criar uma lista de perguntas sobre os tópicos centrais de cada disciplina e, em seguida, usar a técnica Pomodoro para respondê-las de forma eficiente em blocos de tempo curtos.
- 2.Ensine a alguém Ela destaca a importância de revisar, lembrar e reter informações. Esses três aspectos podem ser melhor atendidos quando você atua como professor e transmite o conteúdo que acabou de estudar a outra pessoa. Isso pode ser feito de forma mais rápida do que apenas lendo o material.
Você pode escolher um amigo, um membro da família ou até mesmo uma audiência imaginária. Para quem tem dificuldades com a ideia de falar em público, Nela sugere até mesmo improvisar uma lousa com papel branco na parede, onde você pode destacar os conceitos previamente anotados nas folhas. Isso ajuda a praticar como se estivesse fazendo uma apresentação no trabalho ou dando uma palestra sobre o assunto.
- 3.Crie um “palácio da memória” Essa é uma técnica antiga usada por muitos especialistas e competidores de memorização, também conhecida como método de Loci. Ela envolve associar itens a uma sequência espacial de localizações. É recomendável escolher um local que você conhece muito bem, como a sua casa, ou criar mentalmente um lugar e desenhá-lo mais tarde.