Manchetes

7 Dicas para ter mais agilidade nos jogos

Link patrocinado: psilocybe cubensis

 Se em sua residência, seus pais frequentemente o repreendem por “passar tempo excessivo jogando videogame”, temos uma notícia empolgante que pode solucionar esse dilema! Ou, pelo menos, atenuá-lo. Como assim? Bem… alguns cientistas descobriram que, contrariamente ao que seus pais acreditam, os videogames podem, de fato, ser uma maneira muito divertida de cultivar habilidades cruciais para o mercado de trabalho. Isso é sério!

Isso implica que, ao jogar Minecraft ou FIFA, por exemplo, além de desfrutar imensamente, você também está aprimorando (mesmo que inconscientemente) diversas habilidades, como criatividade, pensamento estratégico, concentração e muito mais! Legal, não é verdade?

Agora, está interessado em saber como convencer seus pais a permitirem que você jogue por mais tempo? Continue acompanhando este post!

#1. Desenvolvimento da Criatividade Lembra daquela fase incrivelmente difícil de um jogo que você dedicou horas e horas tentando superar? Bem, acredite, esse tempo não foi desperdiçado! Primeiro, porque você conseguiu avançar de fase, parabéns! Em segundo lugar, de acordo com especialistas, quando os jogadores se deparam com desafios intensos, seus cérebros se tornam mais criativos para superá-los.

Consequentemente, em questão de minutos, novas ideias e alternativas surgem naturalmente para você, o jogador. E não se esqueça de que as imagens vibrantes e os sons envolventes também têm o poder de estimular essa habilidade! É incrível, não acha?

cogumelos mágicos comprar

Portanto, videogames podem, de fato, impulsionar sua capacidade criativa, o que, no final das contas, é altamente valorizado por grandes empresas no mercado de trabalho, como Google e Facebook.

#2. Aprimorando o Pensamento Estratégico Essa habilidade pode ser considerada uma consequência do desenvolvimento da criatividade. Como assim? Bem, como já mencionamos, para progredir no jogo, seu cérebro precisa funcionar de maneira criativa, certo? Portanto, naturalmente, sua mente começa a elaborar um plano passo a passo para superar cada desafio. Veja bem: isso acontece de forma natural!

Por exemplo, imagine que você tenha chegado à fase do chefe final e tenha morrido várias vezes. O que você faz instintivamente é começar a imaginar e testar diferentes movimentos ou estratégias que podem ajudá-lo a finalmente vencer a fase ou concluir o jogo, certo? É exatamente isso que ocorre no mundo real: diante de um desafio, seu pensamento se torna estratégico!

#3. Aumento da Rapidez de Raciocínio Uma coisa é certa sobre os videogames: quanto mais rápido você for, mais pontos ganha. Ou, em alguns jogos, pelo menos, você não perde (e, assim, não precisa começar tudo de novo)!

Portanto, a cada dia de jogo, sua capacidade de raciocínio lógico melhora ainda mais. Afinal, a pressão e o desejo de vencer estimulam você a se tornar mais astuto na forma de pensar e decidir o que fazer para avançar de fase.

Quem poderia imaginar que a ansiedade de escapar de monstros e inimigos que estão à sua caça poderia ser tão benéfica para seu futuro emprego, não é mesmo?

#4. Aprimorando o Poder de Concentração Você já notou como seu amigo fica completamente absorto quando está jogando? Exatamente! Ele fica imóvel, com respiração pesada e olhos fixos na tela! Parece que ele entrou em outro mundo, e nada, absolutamente nada, pode tirá-lo de lá, nem mesmo a mãe chamando para o almoço!

Isso ocorre porque, durante os jogos, as pessoas precisam manter total concentração no que estão fazendo para superar os desafios, não é mesmo? No entanto, o que você provavelmente não sabia é que, devido a essa atenção total, os jogos também ajudam a desenvolver a habilidade de concentração, algo crucial em profissões como pesquisa e engenharia.

#5. Foco na Resolução de Problemas Essa habilidade não significa necessariamente que, apenas jogando videogames, alguém será capaz de solucionar equações matemáticas extremamente difíceis ou criar um novo aplicativo para resolver qualquer grande problema. Não é bem assim!

Para lidar com os desafios encontrados no trabalho, é necessário estar bem preparado. Afinal, apenas aqueles com conhecimento técnico adequado podem encontrar soluções eficazes, como a habilidade de programação para criar aplicativos melhores, por exemplo.

No entanto, os jogos podem ajudar as pessoas a desenvolver uma capacidade intuitiva de solucionar problemas com mais eficácia, no estilo clássico de tentativa e erro. Quanto maior o grau de dificuldade, mais os jogadores precisam conceber estratégias eficazes para avançar na fase, o que às vezes pode ser um grande desafio!

#6. Habilidade para o Trabalho em Equipe Essa habilidade é melhor desenvolvida por meio de videogames que permitem a interação entre jogadores. Portanto, para aprimorar essa habilidade, escolha a opção “multijogador” (ou seja, com vários jogadores) para estabelecer parcerias com seus amigos.

“Entendi, mas como isso pode me ajudar a trabalhar em equipe?” A resposta é simples: liderança! “Como assim?” Não se preocupe, explicaremos!

Imagine que você esteja jogando League of Legends (o famoso LoL) com seus amigos e tenha perdido a batalha. Mesmo que você possa ficar desapontado, logo perceberá que cada um de seus amigos possui qualidades específicas (que podem ser melhor aproveitadas) e defeitos (que podem ser compensados com o apoio de toda a equipe).

Assim, esses jogos de interação fazem com que você, mesmo não sendo o líder da equipe, desenvolva naturalmente uma postura de liderança, compartilhando estratégias do jogo para vencer a próxima batalha. Ah, não esqueça que sua opinião só será bem recebida se você conseguir comunicá-la de forma convincente, combinado?

action figures baratos

#7. Desenvolvimento da Confiança e Senso de Responsabilidade Essas são outras habilidades que podem ser cultivadas durante os jogos. Afinal, é somente por meio de tentativa e erro que você pode progredir, não é? Portanto, quanto mais você pratica, mais confiante fica para tomar decisões sobre os próximos passos!

Além disso, isso também se reflete em seu senso de responsabilidade, uma vez que suas escolhas têm um impacto direto no progresso do jogo. Pode parecer simples, mas, ao longo do tempo, os videogames conseguem estimular uma compreensão natural da relação entre causa e efeito, incentivando um senso maior de responsabilidade pelas ações realizadas na tela e na vida.

Portanto, a partir de agora, quando estiver jogando, você já tem argumentos sólidos para apresentar aos seus pais, certo? Afinal, os videogames são, de fato, uma forma extremamente divertida de desenvolver habilidades valiosas para o mercado de trabalho, como exploramos ao longo deste post!

Além disso, essa é uma tendência crescente: afinal, diversas empresas de diferentes setores têm permitido o uso de tecnologias de entretenimento para proporcionar uma pausa rápida durante o expediente de trabalho! Não é incrível?

Gostou de descobrir como os videogames podem desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho? Continue acompanhando nossas dicas sobre como se destacar em dinâmicas de grupo e conquistar o emprego que você tanto deseja!

tattoo joinville